| Notícias | Aldo Clemente discute composição de conselho do MP em audiência pública na Câmara dos Deputados

Aldo Clemente discute composição de conselho do MP em audiência pública na Câmara dos Deputados


Presidente da ANSEMP (Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público) e coordenador da FENAMP (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais), Aldo Clemente, que também é vereador de Natal, participou de uma audiência pública da comissão especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição 5/21, que altera as regras de composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A audiência aconteceu nesta quarta-feira (4) na Câmara dos Deputados para discutir o assunto com representantes de servidores dos ministérios públicos militar, da União e dos estados.

Atualmente a composição do CNMP encontra-se sem quaisquer representações de servidores efetivos, o que é prejudicial ao desenvolvimento do órgão de controle, na visão dos servidores do órgão ministerial.

O debate foi sugerido também pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). A comissão é presidida pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e tem como relator o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

A PEC 5/21 teve sua constitucionalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em maio. Entre outros pontos, a proposta acaba com a exigência de que o corregedor nacional do Ministério Público seja escolhido - pelo conselho - entre os membros do Ministério Público que o integram.

“Estamos aqui defendendo a inclusão de dois servidores públicos efetivos no colegiado – dos 14 que tem hoje - sendo um servidor do MPU e o outro servidor de um dos MPEs. Nós estamos aqui pleiteando que olhem para os servidores do Ministério Público não como uma parte externa, pelo contrário, somos todos MP. E por que não participarmos de um conselho que tem vários representantes de todo o país?”, questionou Aldo Clemente durante a audiência.

Também foram convidados para o debate, entre outros:

- o diretor-executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, do Conselho Nacional do Ministério Público e da Escola Superior do Ministério Público, Adriel Gael José da Silva;
- o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Edmar Jorge de Almeida;
- o diretor jurídico da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público, Francisco Antônio Távora Colares;
- o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho;
- o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; e
- o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta.